quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Uma cozinha prática – Juiz de Fora/MG


Essa reforma da cozinha de uma amiga muito especial alia um pequeno espaço a um conceito divertido, que condiz com a dona.
Era um quarto, que virou cozinha, num espaço de 3x3 metros. O layout foi pensado para melhor atender o programa necessário, como bancada seca, molhada, e mesa com 4 lugares.
A bancada em granito preto recebeu o rodamão e o armário inferior na mesma cor. O armário superior foi revestido em laca na cor mostarda, em harmonia com o revestimento da parede lateral em ladrilhos hidráulicos com desenhos geométricos e cores neutras. A saída para a área de serviço acontece através de uma ampla passagem, que também garante iluminação e ventilação naturais. Também na área de serviço, foi proposto um ripado de madeira com samambaias e outras plantas, em uma pequena horta vertical. Além da praticidade, o equipamento “esconde” o mobiliário da área externa, como a máquina de lavar e freezer, tornando a cozinha ainda mais agradável.




Moradias estudantis – Foz do Iguaçu/PR




Esse projeto foi desenvolvido para um terreno na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. A ideia é construir pequenas unidades habitacionais para suprir a demanda de moradia de estudantes que estudarão na universidade próxima ao projeto.
A implantação do edifício foi pensada de modo a privilegiar a insolação do período da manhã nas áreas social e íntima do apartamento. Para economizar na execução, as vagas de automóveis foram posicionadas externas ao edifício, desse modo, poderão ser cobertas posteriormente, através de uma solução de baixo custo.


As unidades foram pensadas para atender a necessidade do construtor, de baixo custo na execução, e também para atender aos moradores, através de espaços otimizados na medida certa com boas ventilação e iluminação naturais.
Também foram propostos modelos diferentes com a mesma área, para agradar aos diferentes públicos.

Quarto para meninos


Esse típico quarto de apartamento foi pensado para dois irmãos, e com uma série de exigências dos pequenos, como espaço para televisão, cantinho para leitura, computador, e muitos brinquedos, além de um pedido que parece ser unânime entre os meninos de hoje: o Ben10!
Partindo daí, o tema do desenho foi aplicado em uma das paredes, em forma de vinil colado sobre a massa. Dessa forma, quando eles crescerem ou quiserem mudar o tema do quarto, a transformação fica simples e rápida!
Outro desejo de muitas crianças é dormir em uma beliche, e aliado a outras necessidades do projeto, essa ideia foi essencial para economizar espaço no piso e garantir uma dinâmica divertida no quarto. Os móveis mesclam a cor branca e um amadeirado tom de mel, que juntos formam uma base neutra, e permitem muitas transformações do ambiente, como a cor das paredes e do próprio vinil.
Para incentivar a organização das crianças, foi projetado na cabeceira da cama inferior um espaço para guardar livros e revistas, que fica próximo ao cantinho da leitura, na base da mesma cama, iluminado por uma luminária pendente.
Os nichos também ajudam na hora da organização dos brinquedos, e a longo prazo poderão ceder espaço para livros e outros objetos. A bancada para o computador e os nichos que dão suporte à televisão completam o programa de necessidades.

O guarda-roupas foi colocado no espaço previsto para ele no quarto, e optou-se pela cor branca e portas de correr, sendo uma das portas revestidas com espelho, e gavetas na parte inferior.